A Prefeitura de Cáceres avançou no processo de modernização do Portal da Transparência e reforçou a qualificação da gestão pública ao promover, mais uma capacitação voltada aos servidores municipais. A iniciativa envolveu todas as secretarias e integrou um esforço coordenado para aprimorar o acesso à informação, portanto consolidou o compromisso da administração com a transparência pública, a boa governança e a preparação institucional para o exercício de 2026. Além disso, a ação buscou padronizar procedimentos internos e elevar a qualidade dos dados disponibilizados à população.

Capacitação amplia controle social e eficiência administrativa
A Controladoria-Geral do Município coordenou a capacitação com foco na consolidação de práticas permanentes de transparência dentro da estrutura administrativa. Durante o encontro, os participantes discutiram a importância do engajamento dos servidores na alimentação correta do Portal da Transparência, assim garantindo informações claras, atualizadas e acessíveis ao cidadão. Segundo o controlador-geral Robson Máximo da Costa, a iniciativa fortalece a política municipal de transparência e facilita o acompanhamento das ações públicas. Como resultado, os processos internos tendem a ganhar eficiência e maior alinhamento às exigências legais.
Metas estratégicas miram selo de excelência em 2026
Além do treinamento técnico, a reunião abordou pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento da transparência pública em Cáceres. Entre os temas, destacaram-se os resultados de uma pesquisa interna realizada em dezembro, que apontou a necessidade de maior participação dos servidores responsáveis pela área. Em seguida, a CGM apresentou o Plano de Capacitação com foco nos critérios exigidos para 2026. Também houve o anúncio da Cartilha do Agente de Transparência Pública, acompanhada de material audiovisual. Por fim, a gestão definiu como meta principal a conquista do Selo Diamante em Transparência Pública, no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública, além da atualização de normativos, revisão das Cartas de Serviços e padronização das informações institucionais no site oficial.
Perguntas e respostas:
Perguntas frequentes
A capacitação busca qualificar servidores e melhorar a qualidade das informações públicas disponíveis ao cidadão.
A Controladoria-Geral do Município coordena as ações em parceria com todas as secretarias.
A gestão municipal pretende conquistar o Selo Diamante em Transparência Pública no PNTP.

