O presidente da Câmara Municipal de Cáceres, Flávio Negação (MDB), entregou ao governo boliviano do Departamento de Santa Cruz um ofício que propõe parceria institucional para viabilizar um corredor viário entre Cáceres e San Matias. A iniciativa contou com a assinatura de outros vereadores e ocorreu no último fim de semana, durante a “Cumbre Internacional de Integración Regional: Ruta del Corazón de Sudamérica”. O evento aconteceu na cidade boliviana de San Ignácio de Velasco e reuniu autoridades do Brasil, Bolívia e Paraguai. Assim, a proposta passou a integrar oficialmente as discussões sobre integração regional. Além disso, o gesto ampliou a presença institucional de Cáceres no debate internacional.

Documento formaliza diálogo entre instituições
O ofício entregue ao governo boliviano apresenta uma Manifestação de Interesse e Cooperação Institucional. Por meio desse instrumento, a Câmara de Cáceres registrou, de forma oficial, a intenção de dialogar e cooperar com autoridades bolivianas. Dessa forma, o documento abre espaço para tratativas futuras e articulações conjuntas. Além disso, a manifestação cria um canal formal para estudos técnicos e debates administrativos. No entanto, o texto não impõe obrigações imediatas entre as partes envolvidas. Ainda assim, o ato sinaliza disposição política para avançar na pauta da integração viária.
Corredor viário integra agenda regional
Durante a cúpula internacional, lideranças discutiram alternativas para fortalecer a integração logística e econômica na região central da América do Sul. Nesse contexto, o corredor viário entre Cáceres e San Matias surge como proposta estratégica. Portanto, a ligação pode facilitar o transporte de cargas e pessoas entre Brasil e Bolívia. Além disso, a iniciativa tende a estimular o comércio e o turismo na região de fronteira. Por fim, os vereadores defendem que Cáceres assuma papel ativo nas articulações internacionais, ampliando oportunidades de desenvolvimento regional e cooperação transfronteiriça.
Perguntas e respostas:
Perguntas frequentes
A Câmara propôs uma parceria institucional para viabilizar um corredor viário entre Cáceres e San Matias.
A entrega ocorreu durante a Cumbre Internacional de Integración Regional, em San Ignácio de Velasco, na Bolívia.
O objetivo é fortalecer a integração regional, melhorar a logística e ampliar o desenvolvimento fronteiriço.

