O governo dos Estados Unidos anunciou o envio do porta-aviões Gerald R. Ford Carrier Strike Group para o Caribe. A medida visa reforçar a presença militar norte-americana na região e combater o tráfico de drogas, classificado como “narcoterrorismo”. A decisão foi divulgada pelo porta-voz do Pentágono, Sean Parnell.
Presença militar ampliada
O porta-aviões Gerald R. Ford ficará sob o comando do Comando Sul dos EUA (USSOUTHCOM). Esta agência é responsável por monitorar atividades militares e operações estratégicas na América Latina e no Caribe. O objetivo é detectar, monitorar e desmantelar grupos e rotas ilegais de tráfico de drogas.
Segundo o Pentágono, essa ação aumenta a capacidade de garantir a segurança dos Estados Unidos e de seus aliados na região. A política de combate ao narcotráfico tem sido intensificada, com cartéis de drogas sendo reclassificados como organizações terroristas.
Operações em andamento
O Gerald R. Ford se une a outras embarcações de guerra que já patrulham o Caribe. Caças F-35 também foram deslocados para uma base militar em Porto Rico, ampliando o poder aéreo dos EUA na área. Desde o início da operação, dez embarcações suspeitas de transportar drogas foram interceptadas.
Um dos casos mais recentes ocorreu próximo à costa da Venezuela, onde forças norte-americanas atacaram um navio com entorpecentes. A ofensiva militar se intensificou após a nova classificação dos cartéis de drogas.
Perguntas e respostas
Para reforçar as operações contra o tráfico e o chamado “narcoterrorismo”.
O porta-voz do Pentágono, Sean Parnell.
Em uma base militar em Porto Rico.
Perguntas frequentes
Por que os EUA enviaram o porta-aviões ao Caribe?
Quem anunciou a medida?
Onde os caças F-35 estão posicionados?

