Voluntários retiraram mais de quatro toneladas de lixo do rio Paraguai, em Cáceres (MT), durante um mutirão realizado neste domingo (19).
A ação envolveu 200 voluntários e percorreu 120 quilômetros de rio, recolhendo materiais das águas, praias e margens.
Ação tradicional mobiliza a comunidade
O mutirão faz parte de uma iniciativa que acontece há mais de 37 anos, com o apoio da Prefeitura de Cáceres, de empresas locais e de entidades ambientais.
A cada edição, a mobilização reúne moradores, pescadores e ambientalistas dispostos a contribuir com a preservação de um dos principais rios da Bacia do Pantanal.
Equipes percorreram mais de 100 quilômetros
Neste domingo, três embarcações de grande porte e mais de 30 botes e canoas percorreram o trajeto entre a foz do rio Sepotuba e a foz do rio Jauru. Durante o percurso, os participantes recolheram grande quantidade de lixo, como materiais plásticos, ferragens, garrafas, latinhas, além de móveis e eletrodomésticos abandonados.
O trabalho contou com o apoio logístico de órgãos ambientais e da Defesa Civil, garantindo segurança e eficiência durante a coleta.
Lixo será destinado à reciclagem
As autoridades encaminharão todo o material recolhido para cooperativas de reciclagem de Cáceres.
. Os cooperados farão a triagem e venda dos recicláveis, ficando com a renda gerada pelo material reaproveitado.
Além de promover a limpeza do rio, a iniciativa contribui para a geração de renda e a conscientização ambiental entre os participantes e moradores da região.
Perguntas frequentes
Perguntas frequentes
Os voluntários recolheram aproximadamente quatro toneladas de lixo durante o mutirão.
Cerca de 200 voluntários, com o apoio da Prefeitura, empresas e entidades ambientais de Cáceres.
As cooperativas de reciclagem recebem todo o material recolhido, vendem os recicláveis e ficam com a renda obtida com a venda.

