O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Roma para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025. O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), celebra os 80 anos da entidade e reúne líderes globais para discutir estratégias contra a fome e a pobreza.
O que é o Fórum Mundial da Alimentação
Considerado o principal evento anual da FAO, o Fórum Mundial da Alimentação congrega chefes de Estado, organizações internacionais e sociedade civil. O objetivo é debater políticas públicas, inovações tecnológicas e iniciativas sustentáveis para erradicar a fome e promover o desenvolvimento social. A participação de Lula reforça o protagonismo do Brasil na agenda global de segurança alimentar e nutricional.
Inauguração de mecanismo global contra a fome
Durante sua estadia em Roma, Lula também inaugurará o Mecanismo de Apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Esta iniciativa, lançada pelo Brasil durante sua presidência no G20, funcionará como um secretariado com sede na FAO e escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington. A Aliança busca apoiar e acelerar esforços para reduzir a fome e a pobreza globalmente.
Brasil na vanguarda da segurança alimentar
O Brasil tem se destacado por suas políticas de segurança alimentar, como programas de transferência de renda e apoio à agricultura familiar. A presença de Lula no Fórum e a inauguração do mecanismo global reforçam o compromisso do país com a cooperação internacional e a busca por soluções eficazes para desafios alimentares em diversas regiões do mundo.
Perguntas frequentes
Discutir estratégias para erradicar a fome, reduzir a pobreza e fortalecer a segurança alimentar global.
É um secretariado internacional que coordena ações globais para combater a fome e a pobreza, com sede na FAO.
A Aliança reúne quase 200 membros, incluindo 103 países.

