Após uma década de domínio no futebol inglês, Pep Guardiola anunciou que deixará o Manchester City ao final da temporada 2025/26, encerrando um dos ciclos mais vitoriosos da história recente do esporte europeu.
Construção de uma identidade esportiva
Guardiola foi responsável por 20 títulos, incluindo seis campeonatos da Premier League e a inédita conquista da Liga dos Campeões da UEFA em 2023. Sob seu comando, a equipe ganhou reconhecimento internacional e jogadores locais e estrangeiros alcançaram destaque mundial.
Repercussões para as comunidades e torcedores
A notícia gerou forte repercussão entre torcedores, dirigentes e ex-jogadores, refletindo o impacto social que o treinador teve no futebol. A mudança sinaliza um momento de transição para a comunidade esportiva e para os fãs que acompanharam sua trajetória.
Mesmo com a despedida anunciada, Guardiola continuará no clube até o fim da próxima temporada, permitindo que a comunidade esportiva desfrute do legado construído.
O encerramento dessa era representa também um momento de reflexão sobre a influência do esporte nas comunidades e a forma como ciclos vitoriosos podem unir territórios e públicos ao redor do futebol.
O Manchester City anunciou nesta sexta-feira (22) que Pep Guardiola deixará o comando técnico da equipe ao final da temporada 2025/26. Com isso, o treinador espanhol encerrará uma trajetória de dez anos marcada por domínio, títulos e transformação no futebol inglês. Além disso, a saída do comandante encerra um dos ciclos mais vitoriosos da história recente do esporte europeu, construído com forte protagonismo dentro e fora da Inglaterra.

