A repercussão do caso se espalhou por Rondonópolis e cidades da região. Um homem de 37 anos foi preso pela Polícia Militar por portar cerca de 465 quilos de pescado ilegal e prendeu na sexta-feira (1), no bairro Ipase, em Várzea Grande. Os policiais abordaram o suspeito enquanto ele transportava os peixes em uma caminhonete. Com base nos dados recebidos, os policiais localizaram o veículo e realizaram a abordagem. Durante a revista pessoal, a equipe não encontrou nenhum material ilícito com o condutor.
O que motivou a mobilização
A ocorrência começou após uma denúncia indicar que uma caminhonete possivelmente clonada circulava na região. A informação apontava semelhança com outro veículo identificado no município de Poxoréu.
Com base nos dados recebidos, os policiais localizaram o veículo e realizaram a abordagem. Durante a revista pessoal, a equipe não encontrou nenhum material ilícito com o condutor.
Ao inspecionar a caminhonete, os militares localizaram diversas espécies de pescado. No interior do veículo, encontraram três peças de pintado. Na caçamba, apreenderam 48 pintados, cinco jaús, três cacharas, seis corimbas, um pacu e uma piranha.
Resposta e repercussão do caso
Os policiais contabilizaram aproximadamente 465 quilos de peixe. O transporte dessas espécies viola a Lei Estadual nº 12.197/2023, conhecida como Lei do Transporte Zero, que proíbe a captura, transporte e comercialização de determinados peixes em Mato Grosso.
Além da irregularidade ambiental, a equipe verificou o chassi do veículo e constatou que a caminhonete tinha placas adulteradas e registro de roubo na cidade de Poconé.
A Polícia Militar acionou a equipe de Proteção Ambiental, que acompanhou a ocorrência até a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). No local, os agentes realizaram a contagem, pesagem e perícia técnica do pescado.
Por que o caso repercute na região
Os policiais encaminharam o suspeito à Central de Flagrantes para registro da ocorrência. O Batalhão Ambiental ficou responsável pelo pescado apreendido.
É uma legislação estadual que proíbe a captura, transporte e comercialização de determinadas espécies de peixes, com o objetivo de preservar os estoques pesqueiros.
A repercussão do caso mostra como episódios em centros urbanos impactam toda a percepção de segurança em comunidades da região.
Perguntas frequentes
Um homem de 37 anos foi preso pela Polícia Militar por portar cerca de 465 quilos de pescado ilegal e prendeu na sexta-feira (1), no bairro Ipase, em Várzea Grande. Os policiais abordaram o suspeito enquanto ele transpor
A ocorrência começou após uma denúncia indicar que uma caminhonete possivelmente clonada circulava na região. A informação apontava semelhança com outro veículo identificado no município de Poxoréu.
A ocorrência começou após uma denúncia indicar que uma caminhonete possivelmente clonada circulava na região. A informação apontava semelhança com outro veículo identificado no município de Poxoréu.
Com base nos dados recebidos, os policiais localizaram o veículo e realizaram a abordagem. Durante a revista pessoal, a equipe não encontrou nenhum material ilícito com o condutor.
Ao inspecionar a caminhonete, os militares localizaram diversas espécies de pescado. No interior do veículo, encontraram três peças de pintado. Na caçamba, apreenderam 48 pintados, cinco jaús, três cacharas, seis corimba
Os policiais contabilizaram aproximadamente 465 quilos de peixe. O transporte dessas espécies viola a Lei Estadual nº 12.197/2023, conhecida como Lei do Transporte Zero, que proíbe a captura, transporte e comercialização

