A cidade de Várzea Grande, em Mato Grosso, inaugurou nesta terça-feira (25) a sua primeira Unidade de Coleta de Sangue. O novo espaço, localizado no bairro Cristo Rei, no antigo prédio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, nº 1700, foi totalmente modernizado pela prefeitura. A unidade conta com equipamentos de última geração para oferecer um atendimento eficiente, seguro e humanizado à população.
Nova unidade de saúde é inaugurada
A iniciativa visa ampliar a rede de cuidados em saúde no município e fortalecer as políticas de incentivo à doação de sangue. A nova estrutura atende a uma demanda histórica da comunidade por um serviço mais acessível e qualificado para coleta de sangue.
Homenagem a Davi Almeida Franco
A Unidade de Coleta recebeu o nome de “Davi Almeida Franco” em homenagem ao menino de nove anos que faleceu em 26 de outubro de 2025. Davi foi vítima de uma linha de cerol enquanto andava de bicicleta no bairro Cristo Rei. A proposta de nomeação, apresentada pela prefeita Flávia Moretti (PL), foi aprovada pela Câmara Municipal, reconhecendo a importância de sensibilizar a população sobre os perigos do uso de linhas cortantes e preservar a memória do garoto.
Solidariedade e prevenção
A nomeação da unidade busca transformar a dor da perda em um gesto de solidariedade e cuidado coletivo. O poder público ressalta que o ato simboliza respeito e responsabilidade social, além de impulsionar campanhas de doação de sangue e aumentar a capacidade de atendimento regional. A inauguração representa a união entre a comunidade e o poder público na promoção da vida e da prevenção.
Perguntas frequentes
A inauguração ocorreu nesta terça-feira (25), às 14h.
No antigo prédio do DAE, na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, nº 1700, no bairro Cristo Rei.
Em homenagem ao menino de nove anos que faleceu após ser atingido por linha de cerol.

