O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, revelou a existência de fraudes nas prestações de contas deixadas por antigos prefeitos. Ele explicou que muitos relatórios financeiros, elaborados no final dos mandatos de gestores derrotados, apresentam informações distorcidas. Por isso, segundo suas palavras, “existe uma série de fraudes que foram cometidas na prestação de contas, ali no apagar das luzes, pelos prefeitos que perderam.”
Novos prefeitos apontam irregularidades
Os novos prefeitos começaram a identificar sérias divergências nas finanças municipais. Ao assumir os cargos, eles perceberam que os valores registrados nos caixas das prefeituras não correspondem às informações fornecidas pelas gestões anteriores. Dessa forma, dos 141 municípios de Mato Grosso, 49% elegeram novos líderes, que agora enfrentam a difícil tarefa de esclarecer essas inconsistências.
Vários desses gestores já apresentaram denúncias ao TCE. Eles relatam problemas como ausência de documentação, débitos não contabilizados e gastos irregulares realizados antes do encerramento dos mandatos. Então, as práticas descritas podem infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede uma série de ações durante os últimos seis meses de gestão.
Tribunal convoca prefeitos para prestarem esclarecimentos
Diante das acusações, o Tribunal de Contas decidiu convocar reuniões para ouvir prefeitos atuais e ex-prefeitos nos dias 18 e 19 de fevereiro. Sérgio Ricardo afirmou que o TCE quer entender os dois lados da questão. Logo, a convocação tem o objetivo de confrontar os relatórios financeiros, cruzar dados e determinar se as fraudes realmente ocorreram.
Além disso, o TCE reforça a importância do Manual de Transição Municipal, que o governo federal publicou recentemente. Esse documento orienta prefeitos sobre boas práticas no encerramento e início de mandatos, visando reduzir o risco de irregularidades.
Consequências para prefeitos envolvidos
Os ex-prefeitos que apresentaram relatórios fraudados poderão sofrer sanções administrativas, multas e até processos judiciais. Já os novos gestores devem se proteger realizando auditorias e buscando apoio de órgãos de controle.
Assim, a transparência e a correta administração dos recursos públicos garantem a confiança da população nas instituições. Os prefeitos precisam adotar medidas preventivas para assegurar que práticas ilícitas não se perpetuem.
Perguntas frequentes
O que motivou a convocação dos prefeitos pelo TCE-MT?
O Tribunal identificou denúncias de fraudes nas prestações de contas deixadas por antigos gestores.
Como as fraudes prejudicam as prefeituras?
Elas causam desequilíbrios financeiros, comprometem a execução de projetos e afetam a credibilidade das gestões.
Quais medidas os novos prefeitos podem adotar para evitar irregularidades?
Eles podem realizar auditorias, utilizar manuais de transição e contar com o auxílio de órgãos de controle.

